Instituto Pensar - Pandemia custará 500 vezes mais caro do que prevenção, aponta estudo

Pandemia custará 500 vezes mais caro do que prevenção, aponta estudo

por: Nathalia Bignon 


(Foto: Michael Dantas / AFP)

A pandemia da Covid-19, que já fez quase um milhão de mortos até agora, vai custar 500 vezes mais caro do que teria sido necessário no investimento de medidas para prevenir uma crise sanitária e a recuperação dos países custará trilhões de dólares. É o que diz o Conselho de Monitoramento da Preparação Global (GPMB, na sigla em inglês), um mecanismo conjunto do Banco Mundial e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No ano passado, o conselho publicou um relatório intitulado ?Um mundo em risco?, no qual alertava para a enorme ameaça de uma pandemia que se propagaria globalmente e sugeria medidas antecipadas de contenção a governos. Meses depois o coronavírus invadiu o mundo e a falta de liderança exacerbou a crise.

"Os investimentos financeiros e políticos na preparação têm sido insuficientes e todos estamos pagando o preço?, diz o GPMB em novo relatório com o título ?Um mundo em desordem??.

O conselho faz uma avaliação severa da resposta global à Covid-19, apontando "uma falha coletiva dos líderes políticos) em levar a sério a prevenção, preparação e resposta à pandemia e priorizá-la em conformidade.? O grupo constata que, em vários países, os líderes resistiram a tomar medidas decisivas com base na ciência, nas evidências e nas melhores práticas.

?Essa falta de responsabilidade por parte dos líderes levou a um déficit profundo e cada vez maior de confiança que está atrapalhando os esforços de resposta (à pandemia)?, diz o documento. Destaca também que ?a destruição da floresta tropical aumentou as oportunidades para transmissão de vírus de animais selvagens para humanos?.

O GPMB é presidido por Gro Harlem Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega e ex-diretora-geral da OMS. Um dos membros do conselho é Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA, que tenta frear o discurso de Trump de minimizar a pandemia.

Custo da pandemia

O relatório destaca como o impacto social e econômico devastador das pandemias, especialmente para os vulneráveis e desfavorecidos, é frequentemente subestimado e ignorado.

Leia também: Covid-19: pandemia pode gerar mais de 29 milhões de novos pobres na América Latina

No documento, autoridades também alertam para a previsão de que o custo financeiro da pandemia será de trilhões de dólares. Os impactos socioeconômicos de longo prazo da Covid-19 devem durar décadas, mencionando um cenário conservador do Banco Mundial estimando perda de ganhos de US$ 10 trilhões ao longo do tempo para a geração mais jovem, como resultado de déficits educacionais relacionados à pandemia.

O relatório reitera que a liderança política faz diferença numa crise como a atual. Destaca que preparação não é apenas o que o governo faz para proteger as pessoas, mas que elas também têm que se proteger. E nota que o impacto da pandemia vai bem além dos efeitos imediatos sobre a saúde.

Com informações do Valor



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: